Bonaire é uma ilha de 26 X 8 milhas situada a leste de Curaçao, fazendo parte das ilhas ABC das Antilhas Holandesas.
Desconhecida da maior parte da população mundial, os poucos que a conhecem são mergulhadores, que a consagraram como "Divers Paradise".
O que menos pessoas ainda sabem, é que Bonaire é um pico maravilhoso de Windsurf, com águas cristalinas com temperatura morna, de 25 graus, rasas a ponto de você ver o fundo até a 1 km de distância da praia. O vento é maral constante, discretamente torcido para lateral, de 15 a 25 nós, ou seja, perfeito para wind, principalmente slalom.
A prancha modelo Formula não tem muitos adeptos por lá, devido às aguas rasas que dificultam o velejo por causa do tamanho da quilha.
Aos velejadores de kite, está surgindo um movimento do outro lado da ilha, aonde o vento é terral, uma vez que o maral não é ideal para o kitesurf.
Só existe uma praia de windsurf no sudeste da ilha, chamada Sorobon.
Há duas guarderias no local, que alugam equipamento de boa qualidade por um preço bastante acessível: uma é Jibe City e a outra Windsurf Place. Uma fica do lado da outra. Eu fiquei, das duas vezes que fui, na Windsurf Place, cujo equipamento é Starboard. Mas Jibe City também é legal.
Uma dica importante antes de programar sua windtrip para Bonaire é checar a fase da Lua. Evite ir na Lua cheia, porque a maré é muito baixa e fica muito raso, você tem que andar uma boa distância até a quilha não arrastar. Mas se a maré estiver média ou alta, é show: você sai planando da beirinha até o fim do bordo, a 1 km da praia.
A capital de Bonaire - Kralendjke (se pronuncia Cralendáique) - é um local bucólico, aonde tudo fecha às 22 horas.
Portanto, se você não mergulha e não veleja, nem passe perto de Bonaire.
Do you know which airlines fly to bonaire?
ReplyDeleteManeiro o seu blog! Curti!!
ReplyDelete